A Organact vem desenvolvendo um trabalho em parceria com o Futebol Clube Cascavel de recuperação dos gramados do time a partir do uso do portfólio de produtos da empresa. O acompanhamento garantiu resultados expressivos na saúde de 9 campos, Valdinei Silva, Presidente do Clube, falou sobre a parceria: “Quando assumimos o Clube no final de 2016 nem o gramado do Estádio, nem o gramado da base estavam em boas condições, e desde 2018 quando começou a parceria com a Organact nós fazemos o acompanhamento técnico junto com a equipe da Organact, recebendo constantemente adubo e fertilizante na medida adequada a necessidade dos campos, o resultado foi tão positivo que hoje nós utilizamos os produtos da Organact em 9 campos de futebol profissional administrados pelo Clube. Estamos muito felizes com a parceria, pois a Organact além de oferecer produtos de excelente qualidade também dispõe um quadro de profissionais muito qualificados que nos acompanham no dia a dia, a Organact é uma empresa muito séria que tem crescido muito nos últimos anos e temos certeza do sucesso da empresa”.
Fabricio Torres, Diretor da Organact, ressalta a importância do incentivo ao esporte e também a satisfação de comprovar a qualidade dos produtos Organact: “Assim como a educação, o esporte tem o poder de transformar vidas, proporcionando uma nova perspectiva de futuro para as pessoas. Apoiamos o esporte como um agente transformador da nossa sociedade, e nada mais justo que incentivarmos um clube local como o Cascavel nesta missão. Em conjunto temos a oportunidade de demonstrar a qualidade dos produtos Organact, e comprovar os resultados das nossas tecnologias.” Fabrico finaliza reforçando a torcida pelo Cascavel: “Desejamos muito sucesso à Serpente Auri Negra nesta caminhada levando o nome da cidade para onde for”.
Um clube a favor da cidade de Cascavel, é com essa visão que a atual diretoria do Futebol Clube Cascavel busca utilizar o futebol como principal instrumento de desenvolvimento da cultura e da cidadania. “Nós queremos o time forte não só aqui, mas em todo o estado do Paraná. Imaginamos o clube com uma série de escolinhas. Eu acho que esse é o momento, a hora é agora. A cidade comprou a ideia!”, almeja o presidente Valdinei Silva, que junto com toda equipe, traçou metas bem definidas para o crescimento gradativo do clube, que até 2027 sonha chegar a uma Série A ou B do Campeonato Brasileiro.
Inspirados em modelos de clube-empresa consolidados, os atuais gestores do FC Cascavel querem uma torcida respeitosa, que recebe bem os visitantes e que é bem recebida em outras cidades. “Queremos consolidar de vez a base, ter pelo menos duas revelações de valor ao ano, além de organizar o clube, torná-lo rentável financeiramente, e galgar posições nos campeonatos. Nossa intenção é ter um time ordeiro, competitivo, organizado, disciplinado e de preferência, campeão!”.
Foi em 16 de janeiro de 2008 que a história da Serpente Aurinegra começou, com a experiência da família Belletti, amante e tradicional no futebol, o clube iniciou as atividades, acreditando no potencial da cidade. A ideia surgiu em uma reunião entre os três irmãos Belletti: Sandro, Juliano e Patrick. “Pensávamos em abrir uma escolinha. Mas como queríamos estar filiados à Federação Paranaense, montamos o time para disputar as categorias de base apenas”, conta Sandro Belletti, que atuou na parte administrativa na época.
O primeiro passo foi a escolha do nome: Futebol Clube Cascavel. Na sequência, veio a construção do Centro de Treinamentos. O desafio era que o time fosse reconhecido pela estrutura e pelo profissionalismo em uma época em que o futebol estava em baixa em Cascavel.
As ambições iniciais de atuar apenas nas categorias de base foram se expandindo à medida que a população e os empresários demonstravam vontade em ter uma equipe profissional. “No amador chegamos a jogar de igual pra igual com os grandes do Paraná. Disputamos em 2009 a terceira divisão e fomos vice-campeões com investimento baixíssimo. Nos outros dois anos, disputamos a segunda divisão com baixo investimento e o objetivo era não cair”, comenta. Depois do Paranaense de 2011, a família Belletti resolveu se desvincular no projeto.
Em 2013, depois de um tempo sem atividades, o time da Serpente Aurinegra foi reiniciado e como muitas dificuldades tanto de recursos como de estrutura disputou a 3ª divisão do Campeonato Paranaense. Mesmo diante dos problemas enfrentados fora de campo, o time do Cascavel conseguiu bons resultados, garantindo o acesso para disputar a 2ª divisão da competição Estadual.
No ano de 2014, veio o primeiro título do clube, que subiu para disputar a elite do Paranaense. Desde então, o time vem se mantendo na 1ª divisão do estado, crescendo ano após ano e se destacando entre as principais equipes.
Mesmo após o acesso para a divisão principal, os rumos da recente história do clube só começaram a mudar em 2017, impulsionados por alguns fatores determinantes: paixão, seriedade, muito trabalho e profissionalismo.
Foi desta forma que um torcedor apaixonado e hoje presidente do FC Cascavel, Valdinei Silva, resolveu movimentar a cidade com a cultura do futebol ao reunir vários empresários locais com um único objetivo: criar um clube com gestão empresarial.
O desejo de criar um clube-empresa, com gestão e administração técnicas, que busca resultados expressivos para o bem comum de uma cidade, só se tornou realidade com a união de diversos empresários, que entenderam a importância e enxergaram a real possibilidade de tornar o Cascavel uma referência nacional quando o assunto é planejamento e resultados a curto, médio e longo prazo.
Fazendo uma retrospectiva, em 2015 a Serpente Aurinegra disputou seu primeiro Campeonato Paranaense na 1ª divisão, terminando na 8ª colocação geral; em 2016, no 9º lugar; em 2017, com a nova gestão, o resultado já foi melhor que os anos anteriores com a 7ª posição na classificação geral e, em 2018, o time foi o 8º melhor colocado na competição.
Para falar da temporada 2019 os primeiros frutos começaram a nascer para aqueles que pensaram diferente e ousaram criar um projeto moderno com um clube modesto. Esses frutos foram a classificação para as semifinais do 1º turno do Paranaense daquele ano, que foi disputado em outro formato com turno e returno.
Campanha esta que deu o 7º lugar geral da competição estadual, e por fim e mais importante, a vaga para disputar o Campeonato Brasileiro da Série D, possibilitando ao time de Cascavel a ter a primeira temporada de calendário cheio no ano de 2020.
Em apenas 3 anos da nova gestão, o FC Cascavel deixou de ser uma equipe que disputava apenas uma competição de seis meses, para se tornar um clube que agora poderia se planejar para uma temporada completa e um calendário maior.
Em 2020, mantendo a boa fase, a Serpente chegou à semifinal do Campeonato Paranaense, sua melhor campanha até então, o que lhe garantiu uma vaga para a Copa do Brasil do ano seguinte. Naquele ano, outra marca importante foi atingida: a segunda maior média de público do Estadual.
O time também teve uma boa participação em sua primeira competição nacional, ao passar pela fase de grupos da Série D do Brasileiro, finalizando sua campanha no primeiro mata-mata e na 18ª no geral de 64 times participantes. Se somadas as séries A, B e C, a equipe do Cascavel figurou na 78ª colocação nacional.
Mas se a temporada 2020 foi ótima, 2021 mostrou que a diretoria estava certa quando decidiu mudar a forma de gerir um time de futebol. A Serpente Aurinegra iniciou o ano se classificando para a 2ª fase da Copa do Brasil, ao vencer de virada o time do Figueirense.
Pelo Brasileiro da Série D, liderou seu grupo em boa parte da competição e novamente se classificou para o primeiro mata-mata, se despedindo do campeonato nacional ocupando a 16ª colocação geral, a 76ª melhor equipe do Brasil. Nesta saga foram 35 jogos, com 16 vitórias no ano, 15 empates e apenas 3 derrotas em toda a temporada.
Fonte: https://fccascavel.com.br/